Thursday 30 July 2015

OS ADMINISTRADORES DO MORGADO DA QUINTA DA MOITA LONGA





Francisco de Carvalho Figueira
1º Administrador do morgado da Quinta da Moita Longa

 A Francisco de Carvalho Figueira, filho do desembargador Francisco de Carvalho e de Joana Delgada, veio a caber, por herança de João Delgado Figueira, o morgado da Quinta da Moita Longa, que no início do séc. XVIII rendia não menos de 400.000 reis por ano[1].

  Francisco de Carvalho Figueira nasceu em Coimbra, onde foi baptizado na igreja de S. Bartolomeu, a 7.1.1644. Casou com Isabel Maria Figueira, baptizada na igreja de Nossa Senhora da Ajuda, em Peniche, filha de Manuel Martins Figueira, piloto de navios, e de Maria Figueira; neta paterna de Fabião Martins e de Isabel Franca; neta materna de Francisco Figueira e de Isabel da Paz.

   Francisco de Carvalho Figueira foi cavaleiro professo da Ordem de Cristo e procurador da Confraria das Almas de Nossa Senhora da Ajuda, em Peniche.

  Foi Familiar do Santo Ofício em 25 de Junho de 1669.

  Para assinalar a data, mandou pintar um retábulo de madeira, com o seu rosto e a sua devisa: “SOLIDEO HONOR ET GLORIA EST”. Este retábulo, está no tecto da sala de jantar da casa da Moita Longa.

E teve,

José de Carvalho Figueira
2º Administrador do Morgado da Quinta da Moita Longa

O capitão José de Carvalho Figueira, foi baptizado em Peniche na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.

Casou com Josefa Maria Franca, filha de Gaspar Franco Durão, capitão de navio, e de Maria Franca. E tiveram,
  
Fabião de Carvalho Figueira
3º Administrador do Morgado da Quinta da Moita Longa

Fabião de Carvalho Figueira, baptizado na igreja de S. Leonardo da Atouguia da Baleia, foi comendador da Ordem de Cristo em 12.3.1716, ouvidor do conde da Atouguia, oficial da Câmara da Atouguia, assistente na Quinta de S. Mamede – na aldeia do mesmo nome –, termo de Óbidos.

Casou com Francisca Caetana Cervantes de Alarcão, filha de António da Silva Madeira e de Antónia Cervantes de Torres, e neta do capitão Sebastião Vaz Domingos. E teve:

José António de Carvalho Figueira
4º Administrador do Morgado da Quinta da Moita Longa

José António de Carvalho Figueira, foi capitão e comendador da Ordem de Cristo.

Casou na igreja de S. Pedro, em Torres Vedras, com Maria Eugénia Rita Porfíria de Figueiredo Cabral, nascida em 16.2.1716, filha do capitão João Delgado Figueira e de Catarina Margarida Aguilla de Figueiredo e Carvalho.

José António de Carvalho Figueira faleceu em 1792.


   




A.               António Norberto de Carvalho Figueira. Nasceu na Quinta da Moita Longa.



Quinta da Moita Longa

Casou com Cândida Herculana Ferreira da Silva, filha do major José Ricardo Ferreira, fidalgo da Casa Real, e de Balbina Tecla da Silva Franco.

Foi sargento da Marinha Real, assistente na cidade de Lisboa, irmão da Santa Casa da Misericórdia de Peniche, irmão da Ordem Terceira de S. Francisco, em Peniche, e escrivão dos órfãos de Peniche e Atouguia.

B. José Ricardo de Carvalho Figueira. Casou a primeira vez com Maria do Carmo de Mendonça Amália Feo e Torres, 8ª filha do morgado do Sanguinhal, Francisco da Silva Torres, fidalgo da Casa Real. Tiveram,

Maria Amália do Carmo Feo Arce e Mello de Carvalho Figueira, que residiu naquele que é hoje o actual cartório paroquial de Peniche (Stella Maris). Faleceu em Peniche a 28.4.1864.

José Ricardo de Carvalho Figueira, casou segunda vez com,

Carolina Barbosa de Barros Vasconcellos da Cruz Sobral, filha do general Francisco Maria Melquíades da Cruz Sobral (que participou nas Campanhas de 1.8.1833 até à Convenção de Évora-Monte, em 1834, contra os miguelistas), governador do castelo de Viana do Castelo, comandante da Guarda Municipal do Porto, Chefe do Estado Maior da 3ª Divisão Militar e da 5ª Divisão Militar, comendador da Ordem de S. Bento de Aviz. Foi condecorado com a medalha das Campanhas da Liberdade.
    
C. Maria Eugénia de Carvalho Figueira. Casou com o Dr. Francisco de Paula e Silva, cirurgião da Real Câmara e Primeiro Cirurgião do Hospital Militar da Corte.

D. Pedro Cervantes de Carvalho Figueira, cônsul de França, casou com Gertrudes Fortunato Souto. Tiveram,

António Maria Souto Cervantes, capitão de artilharia, cavaleiro da Real Ordem Militar de S. Bento de Aviz.

Casou com Maria da Glória de Barros e Vasconcellos da Cruz Sobral.

E. Balbina Cândida de Carvalho Figueira. Casou com Miguel Osório Rodrigues da Silva.

F. Francisca Bárbara de Carvalho Figueira. Casou com João Correia de Mesquita, general da Brigada de Artilharia.

G. Catarina Margarida Martiniana Figueira Cabral. Casou com Francisco Correia de Mesquita, assistente no lugar de Merceana, termo de Aldeia Galega, filho de Simão Correia de Mesquita e de Luísa Maurícia Freire.

H. José Joaquim de Carvalho Figueira. Foi vigário no Vimeiro.

I. Estêvão Telles. Foi coronel do exército. Desembarcou com D. Pedro no Mindelo, entrou na guerra civil e nas campanhas liberais. Foi governador do castelo da Foz do Douro, onde faleceu.

J. Francisca Bárbara. Casou com Luís Figueira Machado Alemão, fidalgo de cota de armas em 1767, sargento-mor, superitendente-geral das Coudelarias, ouvidor juiz dos Direitos Reais, almoxarife, juiz sesmeiro, juiz ordinário e vereador da Lourinhã.

Pedro Cervantes de Carvalho Figueira
5º Administrador do Morgado da Quinta da Moita Longa

Pedro Cervantes de Carvalho Figueira, foi magistrado.

Por morte do seu irmão, José António de Carvalho Figueira (4º Administrador do Morgado), administrou o morgado da Quinta da Moita Longa durante a menoridade de seu sobrinho, Fabião de Carvalho Figueira c.q.s.s.  

Fabião de Carvalho Figueira
6º Administrador do Morgado da Quinta da Moita Longa

Fabião de Carvalho Figueira[2], filho de José António de Carvalho Figueira (4º administrador do Morgado), nasceu em Peniche e foi baptizado na igreja de Santa Maria do Castelo da Lourinhã.

Foi irmão da Irmandade do Santíssimo Sacramento da igreja de S. Pedro, em Peniche, juiz e vereador da Lourinhã.

Casou com Maria do Carmo Figueira, a 23.5.1793, filha de Ana Luísa Figueira Carvalho, e neta de Luís Figueira Machado Alemão.


Fabião de Carvalho Figueira
7º Administrador do Morgado da Quinta da Moita Longa

Fabião de Carvalho Figueira, casou com Ignês Maria, filha de Félix António e de Maria Rita. A 15.11.1841, apresentaram um decreto com o seguinte teor: Fabião de Carvalho Figueira celebrou o seu matrimónio com Ignês Maria, onde declaram que antes do dito matrimónio tiveram dois filhos, Herculana e Gabriel, que foram baptizados por filhos de pais incógnitos e pedem então para que nesta data sejam legitimados.


Gabriel de Carvalho Figueira
8º Administrador do Morgado da Quinta da Moita Longa

Gabriel de Carvalho Figueira, supracitado, foi o último administrador do Morgado da Quinta da Moita Longa. Nasceu a 12.3.1839 e foi baptizado[3]na igreja de Santa Maria do Castelo da Lourinhã a 18.3.1839, tendo como padrinhos José Pinto de Queiroz e Mariana dos Anjos Rocha (minha trisavó materna). Foi provedor da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã e casou com Maria Gertrudes Ferreira de Carvalho, irmã do senhor do Morgado da Maceira.
      



[1] Augusto Ferreira do Amaral, Barretos e Outros, contendo subsídios para a genealogia de Gil Vicente,pág.12, Lisboa / Rodrigo Cervantes (Manuscritos), Peniche
[2] No próximo ponto deste anexo, está a genealogia de Fabião de Carvalho Figueira
[3] IAN/TT, Registos Paroquiais, Lourinhã, Baptismos, L. 18

No comments:

Post a Comment